Quais são as diferenças entre os setores de Comercial e Marketing e qual a importância da ambos dentro das organizações

O Setor Marketing e o Setor Comercial desempenham atividades distintas, porém funcionam em conjunto dentro das organizações, onde um auxilia ao outro. A seguir vamos explicar quais são suas particularidades e o que diferencia um do outro.

Atividades do Setor Comercial

É da responsabilidade dos profissionais da área comercial coordenar as atividades de venda dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Suas atividades estão diretamente conectadas com a economia da empresa, a obtenção de lucros e recursos financeiros.

A seguir, listamos algumas das principais atividades do Setor Comercial:

  • Prospecção de clientes e fornecedores;
  • Atendimento ao cliente;
  • Apresentação de novos serviços;
  • Apresentação de propostas comerciais;
  • Estabelecer e acompanhar metas;
  • Aplicar e acompanhar o funil de vendas;
  • Gestão de CRM, entre outras.

Atividades do Setor de Marketing

O Setor de Marketing também é responsável pelas vendas dos produtos e serviços de uma empresa, porém de forma indireta. Suas atividades vão desde o estudo de público, mercado, atração de clientes, verificar quais são as melhores opções estratégicas de divulgação, planejar e aplicá-las para que sejam convertidas em vendas.

A seguir, algumas das principais atividades desempenhadas pelos profissionais de Marketing em uma empresa:

  • Estudo e planejamento estratégico de marketing;
  • Análise de concorrentes e público-alvo;
  • Análise de mercado;
  • Planejamento e execução de ações promocionais;
  • Planejamento e criação de campanhas de Endomarketing;
  • Gestão de planos de comunicação interna e externa;
  • Gestão de marca ou Branding;
  • Gestão de plataformas digitais institucionais, como: sites, redes sociais e ferramentas de marketing digital.

Portanto, tanto o Setor de Comercial quanto o Setor de Marketing estão conectados diretamente aos resultados de vendas de produtos e serviços de uma empresa, porém, cada um com seus respectivos profissionais com o conhecimento específico em cada área para gerenciar os projetos e demandas de uma organização.

E aí, conte para nós aqui nos comentários o que você acha em relação a importância de cada setor dentro de uma empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *