O que é marketing de varejo e como ele pode ajudar a sua empresa em momentos difíceis

O marketing de varejo não é novidade, mas muitas empresas ainda não sabem o que é e muito menos como aplicá-lo para auxiliar nos processos. Em resumo podemos dizer que o marketing de varejo é um conjunto de ações que são realizadas para aumentar as vendas, promover produtos e serviços, entender melhor os clientes, proporcionar vantagens competitivas diante da concorrência e muito mais.

Benefícios da aplicabilidade do marketing de varejo

O conceito do marketing de varejo se baseia nos princípios comuns do marketing, os 4Ps, que são: produto, preço, ponto e promoção.

Produto

Essa variável engloba todo o mix de produtos que uma loja possa oferecer e faz com que essa loja tenha uma personalidade própria.

É necessário tomar decisões quanto à amplitude (número de linhas de produtos) e à profundidade (número de itens por linha).

Lojas que são conhecidas pela sua amplitude são aquelas em que você pode encontrar “qualquer coisa”, enquanto as que são por sua profundidade agradam as pessoas por seus produtos especializados.

Preço

Não só consideramos o preço individual nessa variável, mas a política adotada pela empresa.

As formas de identificar uma loja está pelo tipo de preço. Algumas são conhecidas pelos seus preços mais “em conta” enquanto outra são “careiras”.

Ponto

Essa variável é muito importante para o fracasso ou para o sucesso de qualquer empresa de varejo.

Deve-se levar em consideração tanto a macrolocalização (cidade ou bairro) quanto a microlocalização (rua, casa ou prédio) em que a loja será localizada.

Tal decisão definirá tanto o público (perfil) que será atingido quanto a quantidade de clientes em potenciais que poderão acessar a loja.

Promoção

Além de escolher um bom ponto, é necessário apresentá-lo de maneira coerente com o tipo de loja.

O que deve ser pensado aqui é a decoração, o layout (como as mercadorias serão distribuídas), o uso de música e tudo o que pode criar um ambiente agradável para o usuário.

Após todo o trabalho, é necessário deixá-la conhecida no mercado, não é mesmo? Para isso, a comunicação é muito bem-vinda. Seja com a utilização de propaganda, concursos e promoções.

Deve-se lembrar que o objetivo não é simplesmente vender, mas se preocupar em fornecer uma experiência agradável do usuário.

Assim, após a compra, o seu cliente desejará voltar.

Atendimento pessoal

Diferentemente de outros modelos de venda, normalmente, o varejo é caracterizado pelas vendas pessoais.

Assim, o vendedor sempre está em contato com os clientes. Então, é importante que ele seja atencioso e gentil durante e depois das compras.

Os clientes se baseiam em algumas ou em todas essas variáveis para comparar e escolher a sua loja favorita, ainda que não seja totalmente consciente.

Os principais objetivos do marketing de varejo

O principal objetivo do marketing de varejo é melhorar cada um desses processos e entender as tendências do mercado e de consumo.

Para que tudo isso seja vantajoso, é necessário ser rápido e se antecipar em relação à concorrência.

E aí, gostou já conhecia essa vertente do marketing? Conte aqui nos comentários sua experiência e se ainda não conhecia, conte-nos o que achou.

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