Efeitos da Pandemia no mercado de trabalho

Efeitos da Pandemia no mercado de trabalho

Devido a pandemia do Covid-19 que ainda assola a humanidade, houve um impacto nos mais diversos setores da economia mundial, o que alterou de forma significativa a forma que nos relacionamos no meio corporativo.

A adaptação para poder sobreviver em meio a essa crise veio acarretada a redução de jornada de trabalho e salários. Adaptação ao modelo de trabalho remoto, inclusive ocorreram inúmeras demissões desde o início de 2020 pela demanda de corte de gastos com funcionários.

Em meio a tantas transformações, empresas, trabalhadores e profissionais autônomos precisaram se adaptar a esse “novo normal” para poderem manter suas atividades em funcionamento perante o mercado e para tentarem minimizar os impactos econômicos que decorreram da pandemia.

Mesmo não havendo nenhuma previsão concreta para o fim da crise do coronavírus e de como será daqui para frente, já é possível encontrar algumas análises – ainda cautelosas – do possível cenário do mercado de trabalho pós-pandemia. O reajuste da empregabilidade no Brasil não será tão rápido quanto gostaríamos, porém, setores como saúde, tecnologia, recursos humanos e vendas poderão apresentar um destaque positivo durante a retomada do mercado neste início de 2021.

Contudo, é importante ressaltar que em um primeiro momento, muitas empresas poderão continuar se adaptando em relação a jornada de trabalho dos colaboradores, sem que necessite tomar uma atitude mais drástica como demissões. Já para as pessoas que infelizmente foram desligadas durante a pandemia, deverão manter uma rede de contatos sólida e prezar pelo networking, visando o alcance de uma breve recolocação no mercado.

Está na busca por uma recolocação no mercado de trabalho? Cadastre seu currículo em nosso site, pois sempre temos vagas fresquinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *